Este Blog tem a finalidade de divulgar estudos e aprendizados espíritas, tendo por prisma de visão Allan Kardec.

De degrau em degrau…

Causas e Efeitos…

Complemento:

A afirmativa Einsteiniana se insere neste contexto pra melhor adequarmos o nosso entendimento do que são causas e conseqüências, ou no dizer espírita: ‘causas e efeitos’. “Einstein afirmou pela conclusão de seus estudos que o Universo é um Grande Pensamento”.

***

Ou seja, o Pensamento Criador, útero causal, se autofecunda e gera seus efeitos no espaço infinito do universo. Ao longo da história da humanidade, pensadores sérios tem cuidado com lucidez e respeito do estudo, das descobertas e da formação cultural e filosófica, científica e religiosa do pensamento humano… Entre eles: Descartes, Rousseau, Pestalozzi, Kardec, Dellane, Bozzano, Léon Denis e outros mais… 

***

1 – PROVA DA EXISTÊNCIA DE DEUS: descubro em mim próprio, ser finito, a idéia do infinito. Ora, como não posso ser autor dessa idéia, é necessário que o autor seja Deus e que, portanto, ele exista. Daí surge o famoso cogito ergo sum, ou seja, “penso, logo existo”. Descartes.

Assim podemos caminhar seguindo as paralelas de luz deixadas propositadamente no chão do passado…

***

O Grande Pensamento cria incessantemente e os pomares do universo se locupletam de seus efeitos. Deus é a Causa Primária, nós os seres vivos de todos os reinos existenciais somos seus efeitos…

Nos caminhos da filosofia primeiro se buscou o Todo pra reconhecer as partes, e como o Todo é Infinito, a dificuldade levou ao raciocínio e Descartes concluiu: “Penso, logo existo”, se existo sou efeito, posto que não me criei e preciso descobrir quem me ensina á pensar… Em sendo efeito tenho origem quero que conhecer. Então entendeu que existe a alma e o espaço. A alma em sua finitude, pois que não se cria e o espaço imensurável pelo entendimento da criatura… 

***

1 – PROVA DA EXISTENCIA DE DEUS: os Espíritos informam a Allan Kardec que Deus é inteligência suprema causa primária de todas as coisas. Para o Espiritismo, não há efeito sem causa. Tudo enquadra-se na lei natural. Ao “Penso, logo existo” de Descartes, J. H. Pires escreve “sinto Deus em mim, logo existo”. Quer dizer, Deus não é percebido pelo pensamento, mas pelo sentimento.

***

Kardec partindo do simples para o composto e em parceria com o Espírito de verdade conclui que não há efeito sem causa…

Pensemos nós outros, simples, mas imortais aprendizes: Deus é a Grande Causa, nós somos seus efeitos…

Suas leis naturais conduzem nossos passos nas sendas da evolução. A reencarnação é a estrada principal… Ir e vir, nos braços da imortalidade, condição precípua de aprendizado e experiência… Ninguém descobre o Todo sem saber dos segredos das partes; disse-nos o mestre: Viver e reviver quantas vezes se façam necessárias até que a luz da razão, emoldurada pelo coração, se acenda pra não mais apagar…

***

Na mística de Jacó, sua escada e seus degraus são passos e experiências ascensionais. Os círculos de abred que os druidas legaram, demonstram a veracidade da lei reencarnacionista… Os faraós e seus sarcófagos acenam pra imortalidade, quais degredados nos braços da saudade… As civilizações maias, incas e egípcias trouxeram pra nós luzes culturais ainda acesas em nossos dias atuais…

***

Quando descobrirmos e vivenciarmos a luz que tudo harmoniza, por que é causa de toda vida e suas implicações, não teremos mais a dor e o sofrimento como efeitos dos nossos desequilíbrios… Entenderemos Jesus enquanto efeito da Bondade do Pai e descobriremos os efeitos dos ensinos do Mestre: “Sois deuses”…

***

Quando percebermos que a sombra é um efeito desnecessário que tem como causa a nossa preguiça e covardia… 

***

E com cantou o poeta:

“Você é seu enredo

Você é seu Jesus

Feche os olhos do medo e

Abra os olhos pra luz” Vander Lee (cantor e compositor mineiro)

***

“Do fato de que *o movimento progressivo da Humanidade é inevitável, porque está na Natureza*, não se segue que Deus a isto seja indiferente, e que, depois de ter estabelecido as leis, tenha entrado na inação, deixando as coisas irem inteiramente sozinhas. Suas leis são eternas e imutáveis, sem dúvida, mas porque sua própria vontade é eterna e constante, e que seu pensamento anima todas as coisas sem interrupção;* seu pensamento, que penetra tudo, e a força inteligente e permanente que mantém tudo na harmonia*; que esse pensamento cessasse um único instante de agir, e o Universo seria como um relógio sem pêndulo regulador”.

* REVUE SPIRITE* *ANO 9 – OUTUBRO 1866 – Nº. 10* *ALLAN KARDEC *

***

“Vamos nós ao Seu Reino e façamos a Tua Vontade” eis o caminho que a Causa inspira, aprender com o Evangelho segundo o Espiritismo, á “Obediência e Resignação” é despolarizar os efeitos da sombra, da dor e do sofrimento e alcançar os Desejos da Causa, a nossa evolução…

***

Ademário da Silva  @@@ 19/abril/2011

*****************************************

A relação cartesiana com o Espiritismo é de fundamental importância na compreensão da lógica Kardequiana, que nos ensina que para entendermos o que se estuda, ou seja, o objeto de pesquisa, há que se partir do simples para o composto. Para conhecermos a árvore temos que descobrir a semente que é a sua célula primária.
Assim como o próprio Kardec demonstra no estudo da Doutrina Espírita é preciso antes conhecer a causa para compreender os seus efeitos.
Nesse sentido podemos ao menos cogitar que o espírito é a causa da realidade que conhecemos, assim como o Universo em sua plenitude e infinitude é o efeito das emanações do Pensamento Divino.
E daí com certeza derivam todos os outros fenômenos conhecidos por nós e aqueles também que se nos escapa ao entendimento ainda.
Sabemos hoje que tudo é energia, que a própria matéria é energia condensada ou solidificada, surgida da mesma fonte que a energia do elemento espiritual. Isso nos leva também a entender que os subprodutos do fluido universal são os efeitos que já podemos compreender. E que tudo nessa infinitude e eternidade têm como útero causal a Suprema Inteligência do Universo que é Deus.

****

Ademário da Silva – 01/fevereiro/2008

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: