Este Blog tem a finalidade de divulgar estudos e aprendizados espíritas, tendo por prisma de visão Allan Kardec.

ESTUDOS DO LIVRO “LIÇÕES PARA A FELICIDADE” DIVALDO FRANCO E JOANNA DE ÂNGELIS – ESPÍRITO. 

Estudos feitos com base doutrinária do livro dos Espíritos – Allan Kardec // 18/04/1857

#

MUNDOS HABITADOS

Questão de nº 55. São habitados todos os globos que se movem no espaço?

  1. “Sim, e o homem terreno está longe de ser, como supõe, o primeiro em inteligência, em bondade e em perfeição.”

@&@

De acordo com a premissa admitida pela ciência que duas partículas portadoras da mesma carga de energia se equilibravam no espaço, quando uma delas apresentou alteração, produziu-se o grande choque, do qual as moléculas que se encontravam aglutinadas se expandiram pelo universo, dando lugar, a partir daí, ao surgimento do Cosmo.

A cada instante, porém, esse Cosmo experimenta contínuas e incessantes alterações defluentes do surgimento de novas galáxias, assim como de outras que absorvidas pelos buracos negros.

Sob outro aspecto, esse Universo relativo está circunscrito a uma área quase infinita de onde as moléculas que já alcançaram sua borda retornam, produzindo os Nesse turbilhão de sistemas, uns que nascem e outros que morem, a vida constitui o grande desafio para o entendimento limitado da criatura humana.

Considerando a causalidade única do ponto de vista físico de todos os sistemas, é compreensível que se tenha em mente que as moléculas que os compõem são todas provenientes da massa inicial. Portanto, com a carga de iguais elementos, variando apenas o tempo gasto na sua expansão, condensação e organização molecular.

Depreende-se daí, que a vida ser-lhes-á um fenômeno natural e inevitável, se examinada somente pela realidade da organização molecular, dependendo, por efeito, dos fatores de sua própria constituição.

Mesmo do ponto de vista materialista, como pretendem aqueles que assim se comportam, o surgimento dos seres resulta do automatismo dessas aglutinações, propiciando a existência de vida nos mais variados e remotos elementos, assim como nos mais próximos do  da Grande Explosão.

Por que se pensar, então, na exclusividade de vida na Terra, já que, á semelhança de outros sistemas, a sua origem deu-se na mesma ?

Assevera-se então, que os fatores próprios á sua existência não existem em outros globos, o que carece de fundamento, por que a vida não se apresenta apenas conforme o padrão terrestre, senão de acordo com as ocorrências  que lhes propiciam formas e constituições específicas ao processo de evolução infinita.

Ademais, no turbilhão dos astros que gravitam prisioneiros dos seus centros de atração, são inumeráveis aqueles que possuem, ou possuíram, ou possuirão as mesmas condições favoráveis ao padrão atual de vida e de que a Terra se faz possuidora.

Assim, portanto, á sua semelhança, em incontáveis deles houve vida igual a terrestre, estará havendo ou haverá, porquanto, no infinito do tempo e do espaço, nada permanece inativo ou sem finalidade.

Deus, porém, é a Causa Única do Universo.

Dê-se Lhe o nome que melhor se adapte ao conceito filosófico que se desfrute, não se Lhe pode fugir á Realidade.

Quando se analisa a Grande Explosão, por exemplo, como sendo a desencadeadora da expansão nuclear das moléculas, defronta-se de imediato, com efeito, já existente a apresentar fenômeno, e cuja origem perde-se no infinito das  excogitações, no qual está o Criador Incriado.

Uma análise cuidadosa da informação bíblica velada, assim como de outras Doutrinas de recuadas épocas, extraídas as concepções  naturais e os de interesses de grupos de teólogos, assim como de políticos e de paixões nacionais, encontramos o  conceptual que corresponde aos dados de  e da , que confirmam as sucessivas etapas do processo criador, culminando com o surgimento de ser humano, o mais recente de todos os fenômenos nessa evolução…  

Substituindo-se o conceito de dia pelo de Era geológica, teremos um estudo muito próximo das constatações da Ciência, no que diz respeito ao sistema solar e ao planeta terrestre. 

(Falar sobre os 7 dias da Criação, exposta na Gênese Mosaica()

Neste majestoso turbilhão de galáxias que exaltam a glória da Criação Divina, a vida estua indestrutível, propiciando ao Espírito, nas mais diversas faixas de desenvolvimento, a augusta oportunidade de si mesmo e do Pai, em cujo rumo avança através das infinitas etapas da reencarnação.

Dessa forma o privilégio em torno da vida apenas na Terra cede lugar á misericórdia de Deus, enriquecendo todo o Cosmo com a mensagem de amor em forma de seres variados que Lhe são filhos muito amados.

Nada, portanto, destruído de finalidade e objetivo na Casa do Pai, com as suas incontáveis moradas, conforme acentuou Jesus com lucidez incomum, antes com propósitos definidos, facultando o infinito crescimento de tudo e de todos na direção da perfeição relativa que lhes está destinada.

A vida  prazenteira e feliz em toda parte, propiciando harmonia e beleza em variadas manifestações para a glória do Espírito andarilho das estrelas.

Saber utilizar desse conhecimento através da inteligência e do sentimento, transformando-se sempre para melhor e auto iluminando-se constitui desafio que se tem pela frente, aprendendo para errar menos, resgatando o erro a fim de fixar a aprendizagem quando foi equivocada, e sempre conquistando o amor para melhor sintonizar com as forças vivas que se agitam em toda parte.

A vida inteligente, portanto, patrimônio do Pai Criador, exulta no Universo, ensejando concepções inimagináveis, que são poemas ricos de bênçãos de paz e de plenitude.

Não apenas com a mesma constituição se expressa a vida nos variados campos existenciais.

Desde a sua realidade como princípio inteligente que habita os espaços siderais, sem necessidade do físico até as construções mais grosseiras da matéria que lhe serve de domicilio transitório para a evolução, o Espírito se sublima através do carreiro das reencarnações.

Conforme seja sua constituição mesológica e como se manifestem os fenômenos de luz e calor, em qualquer lugar do Cosmo a Vida responde com formas e manifestações próprias para esse habitat, especial na escala dos mundos por onde rumam os Espíritos na direção de Deus.

#

Estudo para o dia 1º de outubro de 2016 no Grupo Primeiras Letras.

Facilitador de estudos Ademário da Silva.

#

Vocabulário…

Quasares azuis= s.m. (ing. quasi stellar body, “corpo estelar”). Corpo que tem ampla aura e emite poderosa luz azul e ondas radioativas.

Inorgânicos= Diz-se dos corpos desprovidos de vida não organizados, que só se podem desenvolver por justaposição, como os minerais.

Orgânicos= Que diz respeito aos órgãos, à organização, a seres organizados. Química Moléculas ou elementos orgânicos, as partes mais simples dos corpos em que se pode obter uma divisão sem decomposição química. Inerente, profundamente arraigado.

Fulcro= Sustentáculo; o que oferece apoio, sustentação: o fulcro de um relógio.[Brasil] O ponto mais relevante, imprescindível de: o fulcro do problema.[Figurado] Ponto que apoia, que sustenta: a miséria foi o fulcro do protesto.[Por Extensão] Numa alavanca, o elemento usado como sua base, seu ponto de apoio.[Por Extensão] Numa balança, o que é usado como base para o travessão.[Botânica] O tem função de sustentar ou de proteger as plantas.[Zoologia] Nos insetos, a estrutura composta por quitina que faz parte da base do rostro, prolongamento.(Etm. do latim: fulcrum.i)

Geleia molecular= [Biologia] Genética. Ramo da Biologia que estuda o desenvolvimento dos seres vivos a nível molecular, com foco no estudo da estrutura, composição e função do material genético, estando relacionada com outras disciplinas como a Genética, a Microbiologia, a Citologia e a Bioquímica.

Mesológicas= ·  adj. Que se relaciona a mesologia (condições do meio ambiente); ecologia. (Etm. mesologia + ico)

  • mesologia s.f. Estudo das relações entre os seres e o meio ou ambiente.

Excogitações= Ato ou efeito de excogitar.(lat excogitatione)

Sinônimos de Excogitação:

Excogitação é sinônimo de: inventiva, invento, imaginativa

Incriado= adj. Que existe sem ter sido criado.

Míticas= Que se refere ou pertence ao mito: livro mítico. Que se baseia ou se desenvolve através de um mito. Próprio e particular do mito; que pode se assemelhar ao mito; fabuloso ou lendário: uma teoria mítica sobre as relações pessoais. (Etm. do latim: mythicus.a.um/ mit(o) + ico)

Sinônimos de Mítico= : fabuloso, fantástico, lendário

Enxertos= ·  v.t.d. e v.bit. Realizar um enxerto em; transferir uma célula ou tecido de um local para outro, num mesmo indivíduo: enxertou pele…

enxerta sf (der regressiva de enxertar) 1 Bot Operação de enxertar; enxertia. 2 Variedade de azeitona.

Arquétipo= O modelo que se utiliza como exemplo para; padrão: a Madre Teresa de Calcutá é o arquétipo da bondade.[Por Extensão] Todo e qualquer tipo de padrão ou modelo; paradigma.[Por Extensão] Modelo caracterizado por sua perfeição, excelência e superioridade.[Filosofia] Platão. Ideia ou modelo originário utilizado como padrão (origem e princípio) para se explicar os objetos sensíveis.[Teologia] Designação atribuída ao criador do universo, dos seres e todas as coisas; Deus.[Psicologia] C.G. Jung. Aquilo que está no âmbito do consciente coletivo e tende a ser compartilhado por toda a humanidade.(Etm. do grego: arkhétypon/ pelo latim: archetypum.i/ pelo francês: archétype)

Paleontologia= Ciência que estuda os animais e vegetais fósseis, principalmente através dos traços deixados nos sedimentos geológicos.

Cosmogonia contemporâneos= Teoria da formação do universo. Ciência que trata da formação dos objetos celestes (planetas, estrelas, sistemas de estrelas etc.).

Era geológica= era s.f. Época fixa, da qual se começam a contar os anos. Fig. Época notável em que se estabelece uma nova ordem de coisas: a era…

Estua= Estar muito quente, ferver. Agitar-se.[Figurado] Estar ardente, pleno de vigor, de força: a paixão estuava-lhe no peito.

Sinônimos de Estuar  Estuar é sinônimo de: arder, ferver

 Formidando= adj.Pavoroso; que causa medo; que provoca pavor; que tende a ser terrível.(Etm. do latim: formidandus.a.um)

Sinônimos de Formidando

Formidando é sinônimo de: pavoroso, extraordinário, terrível, tremendo, enorme

Antônimos de Formidando:

Formidando é o contrário de: formoso, bom

Anatomofisiológica= adj. Med. Que estuda simultaneamente a anatomia e a fisiologia de determinado órgão ou aparelho. Pl: anatomofisiológicos.

Invólucro= Envoltório; o que tem capacidade ou é usado para cobrir e envolver algo.[Botânica] Conjunto de brácteas, dos órgãos foliáceos que estão reunidos ao redor da base de uma flor ou de uma inflorescência.(Etm. do latim involucrum)

Sinônimos de Invólucro

Invólucro é sinônimo de: envoltório, envólucro, involutório, revestimento, cobertura

Teólogos= adj. Que se dedica a teologia; teológico. s.m. Indivíduo que se especializou em teologia. P.ext. Pessoa que estuda teologia…

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: