Este Blog tem a finalidade de divulgar estudos e aprendi, tendo por prisma de visão Allan Kardec.

ESTUDOS MENSAIS SOBRE O LIVRO LIÇÕES PARA A FELICIDADE

#

DIVALDO FRANCO // JOANNA DE ANGELIS = ESPÍRITO

#

LIÇÕES PARA A FELICIDADE

#

Considerando alguns efeitos perturbadores ocasionados pela moderna globalização, tais como: o excesso de informações repentinas que não pode ser assimiladas pela  razão e nem pela emoção, a violência e a crueldade que esfacelam os sentimentos humanos, a ansiedade que atinge níveis insuportáveis, o medo aterrador, a síndrome do pânico, a miséria socioeconômica em incontáveis lares, as enfermidades cardiovasculares, não se excluindo aqueloutras que decorrem de fatores  endógenos e de fatores de contaminação, verificamos que o progresso intelectual e tecnológico não resolveu as necessidades internas essenciais do ser humano.

Projetado na direção das galáxias, ele não conseguiu sair das charnecas morais onde se detém inquieto, contemplando as estrelas e, sofrido, arrastando-se pelo alagadiço das paixões primevas.

O excesso de notícias rápidas, mais detalhadas quando de referência ao crime e a hediondez, produz desgaste emocional, quase sempre desequilibrando o indivíduo, que se torna indiferente ante o que sucede no mundo ou se equipa de violência para defender-se, sem a necessária sabedoria para administrar-lhe o conteúdo, a fim de ficar em paz.

A predominância da sordidez de caráter em alguns segmentos humanos e sociais, vem respondendo pelos transtornos de comportamento de não pequena cota de pessoas sofredoras.

O contínuo combate contra os valores morais, dando-se primazia ao vulgar, ao chulo, ao perverso e primitivo, com a constante exibição do sexo em desalinho, da exaltação das drogas, da musculação física e da esbelteza exagerada, aturde, gerando inquietações profundas e distonias prejudiciais.

Concomitante, o bruxuleio da fé em milhões de existências que se libertaram os conceitos ortodoxos das religiões majoritárias, ou buscam a confiança em Deus, fanaticamente, por meio de ardis comportamentais para resolverem os seus problemas existenciais e conseguirem destaque na sociedade, transformam-se em fatores de perturbação e agressividade, ao invés de segurança e de consolação.

A fé verdadeira, quando apoiada na razão e direcionada para os nobres objetivos da vida, constitui-se porto de repouso e nau que ajuda a singrar os pélagos vorazes dos tumultuados oceanos do processo evolutivo. 

É natural que as antigas colocações religiosas, estribadas na fé cega e impostas sem o direito de análise, estruturadas na imagem de um Deus vingador e mais cruel que Seus filhos, cedessem lugar á descrença, á indiferença. No entanto, seria de esperar que fossem substituídas por formulações novas e atuais, compatíveis com as conquistas da Ciência, da Razão. Isso, porém, não ocorreu, conforme teria sido ideal.

Por consequência, muita falta faz ao ser humano o conhecimento da doutrina cristã em suas origens, das mensagens de Jesus em sua pulcritude, da comunhão mental com o dever, tornando-se ação equilibrada do dia-a-dia existencial.

O mundo encontra-se em terrível luta neste momento histórico, exigindo decisão lúcida de cada Espírito reencarnado, a respeito de como conduzir-se, a fim de fruir de harmonia, o que não lhe tem sido fácil por desconhecer os roteiros propiciatórios ao êxito do cometimento.

Torna-se necessária uma nova proposta espiritual, que já se encontra na Terra, desde o ano de 1857, quando da publicação de o Livro dos Espíritos, por Allan Kardec.

As lições que apresentamos neste livro não constituem elementos mágicos para que se alcance de imediato a plenitude.

São, porém, sugestões saudáveis, convidando as pessoas a um revisão da própria existência e a uma releitura do Evangelho com visão mais abrangente e moderna estribada na realidade dos dias que passam.

Utilizamo-nos de questões abordadas no referido O Livro dos Espíritos(*), de Allan Kardec, que procuramos comentar, ampliando-lhes o precioso conteúdo, a fim de mais eficazmente ser utilizado como recurso valioso de reflexão e de conduta.

Na  questão de nº 920, da obra em tela, por exemplo, o insigne codificador apresentou oportuna interrogação aos desencarnados Benfeitores da Humanidade, que lhe responderam, conforme segue:

Pode o homem gozar de completa felicidade na Terra?

“Não, por isso que a vida lhe foi dada como prova ou expiação. Dele, porém, depende a suavização de seus males e o ser tão feliz quanto possível na Terra.”

É verdade, que não se pode desfrutar de felicidade plena durante a jornada carnal, no entanto, por meio dos atos morais cada pessoa pode atenuar as aflições que decorrem das experiências  infelizes originadas em suas existências transatas.

Mediante a orquestração de pensamentos salutares, de leituras edificantes, de aprendizagem enobrecida, de convivência harmônica ao lado de outros indivíduos, conseguirá programar o futuro feliz, libertando-se, a pouco e pouco, do pessimismo, das angústias e aflições, bem como das dificuldades que o desafiam, sabendo como administrá-las.

Todo esse arsenal de instrumentação encontra-se na Doutrina Espírita, que atualiza o pensamento de Jesus, conforme Ele o prometera, abrindo espaços mentais e emocionais para novas conquistas e realizações libertadoras.

*

Consciente de haver feito o melhor do quanto se encontra ao meu alcance, ofereço, no amanhecer do Novo Ano, aos gentis leitores o presente livro, que foi elaborado com oportunas lições para a conquista da felicidade relativa que se pode adquirir na Terra.

Salvador, 1º de janeiro de 2003.

Joanna de Ângelis.

#

Vocabulário:

Esfacelam: Causar ou provocar esfácelo, isto é, gangrena. / Estraçalhar, destruir; estragar.

 Fatores  endógenos: Significado de doença = //Doença é um conjunto de sinais e sintomas específicos que afetam um ser vivo, alterando o seu estado normal de saúde. O vocábulo é de origem latina, em que “dolentia” significa “dor, padecimento”. Em…

Significado de Cultura

Cultura significa todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo ser humano não somente em família, como…

Primevas. : Primitivas, relativo aos tempos primitivos; Antigo.

Alagadiço: Pantanoso, paludoso. Solo úmido e pesado, que serve para cultivo de arroz.

Charnecas: Terreno árido e inculto, onde só medram plantas rasteiras e silvestres (estevas, fetos, giestas etc.).

Sordidez: Estado daquilo que é sórdido; imundície, sujidade. Baixeza, vileza, indignidade: não se envergonha de sua sordidez. Avareza sórdida.

 Primazia: Cuja categoria é superior; que se apresenta de modo excelente; excelência. Que está em primeiro lugar; que ocupa um cargo importante. Que detém a primeira colocação; que ocupa esse primeiro lugar. Em que há prioridade; que se encontra em primeiro.

Distonias: Contração que afeta de modo regular um ou vários músculos ou membros e, por vezes, o eixo corporal, e que se inicia com um movimento voluntário ou por se estar numa posição fixa, desaparecendo com repouso. Distonia neurovegetativa, perturbação do funcionamento dos sistemas simpático e parassimpático, causadora de sintomas múltiplos.

Concomitante: Simultâneo; que acontece ao mesmo tempo que outra coisa. Que pode existir, ao mesmo tempo, com outra(s) coisa(s).Cuja evolução se desenvolve em conjunto com outra coisa. Acústica. Diz-se do som, menos importante, paralelo ao som principal.[Medicina] Que se apresenta, em conjunto, com os indícios e sintomas próprios de uma doença; diz-se do sintoma. Catolicismo. Diz-se da bênção concedida ao homem no momento em que ele age. s.m. Aquilo que acorre ao mesmo tempo com outra(s) coisa(s).

Bruxuleio: Ato de bruxulear. Brilhar tremulamente (luz de lamparina, vela etc.); tremeluzir. Brilhar fracamente; estar prestes a extinguir-se (a luz).

Ortodoxos: Rigoroso; quem segue estritamente as normas e/ou regras estabelecidas por uma religião, ideologia, filosofia, política ou…

Pélagos vorazes : vorazmente adv. De modo voraz; em que há voracidade. (Etm. voraz + mente)

voraz adj. Que é capaz de devorar apressadamente e mastigando mal para engolir a maior quantidade possível; que não se sacia com…

Estribadas: estribado adj (part de estribar) 1 Firmado em estribo, ou apoiado em qualquer objeto. 2 Baseado, fundamentado.

estribar v.i. Meter os pés nos estribos: o vaqueiro estribava curto, com as pernas encolhidas. — V.t. Firmar, segurar, assentar,…

Pulcritude: pulcritude s.f. Utilização formal. Característica do que ou de quem é pulcro (belo); beleza e/ou formosura: uma obra que relata a pulcritude…

Cometimento: Ato ou efeito de cometer. O ato cometido. Intento arrojado.

façanha, empreendimento, empresa

Transatas: transato adj. Que já passou; antecedente, pretérito.

Arsenal: Nome das fábricas de armas e munições de guerra. Centro de construção e reparação dos navios de guerra. Grande quantidade de armas: a polícia descobriu um arsenal clandestino. [Figurado] Tudo que fornece meios de ataque ou defesa: o arsenal das leis.

Responsável pelo estudo: Ademário da Silva

São Paulo, 21 de agosto de 2016.

 

Deixe um comentário