Este Blog tem a finalidade de divulgar estudos e aprendizados espíritas, tendo por prisma de visão Allan Kardec.

A lei do amor… Estudos e comentários…

O EVANGELHO S/O ESPIRITISMO // cap. XI = item 8.

INSTRUÇÕES DOS ESPÍRITOS

A lei de amor

#

  1. O amor resume a doutrina de Jesus toda inteira, visto que esse é o sentimento por excelência, e os sentimentos são os instintos elevados à altura do progresso feito.

O homem quando instruído e depurado, tem sentimentos. E o ponto delicado do sentimento é o amor, não o amor no sentido vulgar do termo, mas esse sol interior que condensa e reúne em seu ardente foco todas as aspirações e todas as revelações sobre-humanas. A lei de amor substitui a personalidade pela fusão dos seres; extingue as misérias sociais.

O sangue resgatou o Espírito e o Espírito tem hoje que resgatar da matéria o homem. 

Os instintos são a germinação e os embriões do sentimento; trazem consigo o progresso, como a bolota encerra em si o carvalho, e os seres menos adiantados são os que, emergindo pouco a pouco de suas crisálidas, se conservam escravizados aos instintos.

  1. O amor é de essência divina e todos vós, do primeiro ao último, tendes, no fundo do coração, a centelha desse fogo sagrado. Lázaro. (Paris, 1862.)

 

#

Comentando o Evangelho…

 

“Amar a Deus acima de todas as coisas e o próximo como a si mesmo”, e acrescentando: aí estão a lei toda e os profetas.

#

O amor resume toda a doutrina de Jesus, e Ele o Sereno Rabi da Galileia é a expressão viva e atuante do amor em todos os seus sentidos e facetas…

O sangue resgatou o Espírito e o Espírito tem hoje que resgatar da matéria o homem. 

#

Jesus quando afirma aos discípulos que depois de consumada a profecia, Ele voltaria depois de três dias, e assim o fez, vencendo a morte, demonstrando que ela não existe, e mais tarde o Espiritismo veem corroborar seus ensinos e exemplos, comprovando que a morte é um processo de libertação da alma do corpo em que se prendia, e um estado de transição da vida material para a espiritual.

 

E quando Lázaro afirma queO sangue resgatou o Espírito e o Espírito tem hoje que resgatar da matéria o homem”, nós enxergamos os efeitos da reencarnação sobre a vida física humana, confirmados por Jesus quando ressurge da obscuridade do túmulo, que aliás Ele mesmo havia condenado a exaltação, que ainda existe hoje, dizendo: “Construção caiada por fora e podre por dentro”, afirmando com isso a naturalidade do desenlace corporal. E ressurgido ante os olhos atentos e aturdidos das mulheres, e principalmente Madalena,  que logo se recompuseram, estupefata os discípulos que não conseguem entender o fenômeno, ao ponto de Tomé duvidar dos próprios olhos e tentar tocar em Jesus, que lhe mostra as chagas do martírio da crucificação.

E voltando a expressão de Lázaro: “O sangue resgatou o Espírito e o Espírito tem hoje que resgatar da matéria o homem”, podemos extrair dessa afirmação o processo de evolução nas trocas reencarnatórias em que o espírito saído do fundo escuro de suas dívidas morais, emocionais e amorosas, tem na oportunidade da vida humana os recursos doados pelo Criador, que lhe permitem a renovação de valores e conceitos, resgatando-se a si dos próprios defeitos, retornando ao direito da evolução, pelas vias das reparações e reconciliações, do perdão, arrependimento e do reamor.

O sangue significando a reencarnação na matéria oportunizando provas e expiações.

E o espírito na medida em que se conscientiza aproveitando o sangue para sacar da matéria, por processo de evolução, obediência e resignação, a si mesmo preso nas malhas e tramas dos instintos deseducados…

Assim é que o amor, enquanto lei de evolução inspira aos espíritos, desde a individualização o caminho percorrido por Jesus, qual espelho onde devemos refletir nossas imagens, destituídas das imperfeições e deficiências que ainda hoje nos caracteriza os passos e condutas.

#

Ademário da Silva

16 de maio de 2016.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: