Este Blog tem a finalidade de divulgar estudos e aprendi, tendo por prisma de visão Allan Kardec.

Decálogo para médiuns…

 

Francisco Cândido Xavier / Waldo Vieira – Livro: O Espírito da Verdade 16

5 – lição…

Decálogo para médiuns

Cap. XXVI – Item – 7 DAI GRATUITAMENTE O QUE GRATUITAMENTE RECEBESTES

Decálogo

 

1 – Rende culto ao dever.

 

Não há fé construtiva onde falta respeito ao cumprimento das próprias obrigações.

 

2 – Trabalha espontaneamente.

 

A mediunidade é um arado divino que o óxido da preguiça enferruja e destrói.

 

3 – Não te creias maior ou menor.

 

Como as árvores frutíferas, espalhadas no solo, cada talento mediúnico tem a sua utilidade e a sua expressão.

 

4 – Não esperes recompensas no mundo.

 

As dádivas do Senhor, como sejam os fulgores das estrelas e a carícia da fonte, o lume da prece e a benção da coragem, não têm preço na Terra.

 

5 – Não centralizes a ação.

 

Todos os companheiros são chamados a cooperar, no conjunto das boas obras, a fim de que se elejam a posição de escolhidos para tarefas mais altas.

 

 

6 – Não te encarceres na dúvida.

 

Todo bem, muito antes de externar-se por intermédio desse ou daquele intérprete da verdade, procede originariamente de Deus.

 

7 – Estuda sempre.

 

A luz do conhecimento armar-te-á o espírito contra as armadilhas da ignorância.

 

8 – Não te irrites.

 

Cultiva a caridade e a brandura, a compreensão e a tolerância, porque os mensageiros do amor encontram dificuldade enorme para se exprimirem com segurança através de um coração conservado em vinagre.

 

9 – Desculpa incessantemente.

 

O ácido da crítica não te piora a realidade, a praga do elogio não te altera o modo justo de ser, e, ainda mesmo que te categorizem a conta de mistificador ou embusteiro, esquece a ofensa com que te espanquem o rosto, e, guardando o tesouro da consciência limpa, segue adiante, na certeza de que cada criatura percebe a vida do ponto de vista em que se coloca.

 

10 – Não temas perseguidores.

 

Lembra-te da humildade do Cristo e recorda que, ainda Ele, anjo em forma de homem, estava cercado de adversários gratuitos e de verdugos cruéis, quando escreveu na cruz, com suor e lágrimas, o divino poema da eterna ressurreição.

 

André Luiz

#

O EVANGELHO SE. O ESPIRITISMO // CAPÍTULO XXVI

DAI GRATUITAMENTE O QUE GRATUITAMENTE RECEBESTES

Mediunidade gratuita

  1. Os médiuns atuais – pois que também os apóstolos tinham mediunidade, igualmente receberam de Deus um dom gratuito: o de serem intérpretes dos Espíritos, para instrução dos homens, para lhes mostrar o caminho do bem e conduzi-los à fé, não para lhes vender palavras que não lhes pertencem, a eles médiuns, visto que não são fruto de suas concepções, nem de suas pesquisas, nem de seus trabalhos pessoais. Deus quer que a luz chegue a todos; não quer que o mais pobre fique dela privado e possa dizer: não tenho fé, porque não a pude pagar; não tive o consolo de receber os encorajamentos e os testemunhos de afeição dos que pranteio, porque sou pobre. Tal a razão por que a mediunidade não constitui privilégio e se encontra por toda parte. Fazê-la paga seria, pois, desviá-la do seu providencial objetivo.

Seara: substantivo feminino// significados: campo de cereais// extensão de terra cultivada.

# Ademário da Silva…

Os dez mandamentos da relação mediúnica.

Mediunidade é sensação e sentimento, disciplina e seriedade no trato com os espíritos. Principalmente por que lidamos com inteligências livres do condicionamento cultural humano, e estamos falando aqui de espíritos orientadores, tutores, aqueles que infiltrados em nosso enredo existencial, por obra e graça da misericórdia de Deus, trazem nos pensamentos e gestos, nas orientações e influências o compromisso com a vida evolutiva do seu protegido, ou mesmo discípulo.

Isso nos mostra o grau de responsabilidade que médiuns devem ter na lida com a mediunidade. Posto que segundo os dizeres de Emmanuel: “Todos os companheiros são chamados a cooperar, no conjunto das boas obras, a fim de que se elejam a posição de escolhidos para tarefas mais altas.

Somos chamados ao trabalho e ao aprendizado, a renúncia e ao sacrifício dos prazeres humanos, por serem vazios de acréscimos a alma, aliás, vivemos num mundo de provas e expiações, aqui não estamos nem em missão extraordinária e nem a passeio.

E a mediunidade é ferramenta sensorial, a nós entregue como na parábola dos talentos, cuja obrigação principal nossa é aumentar os recursos pessoais ao nível de conhecimento e comprometimento, responsabilidades com o principal ensinamento deixado por Jesus: “Amar a Deus acima de todas as coisas, de todo nosso entendimento e de toda nossa alma e amar ao próximo como a si mesmo”. Posto que mediunidade é ferramenta de caridade utilizada pelos espíritos e neste processo os médiuns não simples instrumentos de manifestação dos mesmos, seja em que modalidade for.

E nisso mora a gravidade dessa relação. Toda consequência trazida pela mediunidade, num trabalho ordinário na casa espírita, é produzida pelos espíritos, entre elas a cura, em casos específicos o passe ou transposição de energias espirituais, e o médium é como o bisturi nas mãos do médico. Ou seja, curando, escrevendo, pacificando ou orientando, os resultados pertencem a ação dos espíritos, que os tributam ao Mestre Jesus, como fonte principal de todo conhecimento existente na Terra.

Por o conselho evangélico: “Daí de graça o que de graça recebestes”.

1 – Rende culto ao dever.

2 – Trabalha espontaneamente.

3 – Não te creias maior ou menor.

4 – Não esperes recompensas no mundo.

5 – Não centralizes a ação.

6 – Não te encarceres na dúvida.

7 – Estuda sempre.

8 – Não te irrites.

9 – Desculpa incessantemente.

 

10 – Não temas perseguidores.

#

Observemos que no decálogo trazido por André Luiz, as orientações se referem à pessoalidade, ou seja, a individualidade do médium em suas obrigações morais e mediúnicas.

#

Estudo e disciplina são ferramentas de renovação

Trabalho e confiança compromissos de mudança

Domínio e recompensa sentenças da vaidade

Estudo, educação e paciência são condições pessoais dos médiuns para o cumprimento adequado de seus compromissos mediúnicos.

#

Na seara do mestre somos chamados à semeadura e cultivo das sementes de luz, paciência, educação e amor ao próximo, ingredientes comuns da caridade e da abnegação.

#

Ademário da Silva

13 de abril de 2016.

 

 

 

Deixe um comentário