Este Blog tem a finalidade de divulgar estudos e aprendizados espíritas, tendo por prisma de visão Allan Kardec.

A Gênese

OS MILAGRES E AS PREDIÇÕES SEGUNDO O ESPIRITISMO

“Por mim mesmo juro disse o Senhor Deus que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva.”
(EZEQUIEL, 33: 11.)

A Gênese

Por ALLAN KARDEC (Autor de “O Livro dos Espíritos”.)
@
Introdução ao estudo da Gênese.
#@#
Introduzir em qualquer tipo de estudo é na verdade mergulhar no mais profundo universo do conhecimento com a coragem do descobridor, que sem medos ou condicionamentos, empreende uma viagem longa e árdua pelas trilhas da luz, seguindo o ideal do bem e do amor ao próximo.
E sem medir esforços ou sacrifícios alcança os resultados que o tempo e a condição humana lhe permitem.
Esta obra é, pois, como já o dissemos, um complemento das aplicações do Espiritismo, de um ponto de vista especial.
O Espiritismo não encerra mistérios, nem teorias secretas; tudo nele tem que estar patente, a fim de que todos o possam julgar com conhecimento de causa.
Lançando mão do próprio caráter de pedagogo e cientista, somando o bom senso, o discernimento e a fé raciocinada, Hipollyte Léon Denizard Rivail, que utilizando o pseudônimo de Allan Kardec pisa sobre as pedras do trabalho, dos contraditores e até inimigos da filosofia, da religião e da ciência, que até então calcadas no materialismo conveniente e bitolado e inicia o trabalho de renovação do pensamento humano no que respeita sua relação com o Criador e a criatura.
Separando literalmente o joio do trigo e obedecendo as coordenadas dos espíritos reestrutura as bases do conhecimento espiritualista da humanidade e num trabalho de fôlego inusitado, e com uma capacidade incomum ao normal das criaturas, organiza e edita ao longo de aproximadamente treze anos de estudos os livros básicos da Doutrina Espírita.
Esta obra é, pois, como já o dissemos, um complemento das aplicações do Espiritismo, de um ponto de vista especial.
O Espiritismo não encerra mistérios, nem teorias secretas; tudo nele tem que estar patente, a fim de que todos o possam julgar com conhecimento de causa.
Respeitando o que já existia e somando as informações inéditas, contundentes e verossímeis que os espíritos superiores lhe transmitiam através de médiuns conscientes do dever e da responsabilidade moral, lança para o conhecimento do povo os livros básicos e mais doze revistas espíritas, que ele mesmo afirma ser o portal de ensaios culturais, tendo como obra inaugural se assim podemos afirmar: O livro dos Espíritos que constitui a semente maior na fecundação da luz que ele mesmo, Allan Kardec, chamou de Doutrina Espírita.
Generalidade e concordância no ensino, esse o caráter essencial da doutrina, a condição mesma da sua existência, donde resulta que todo princípio que ainda não haja recebido a consagração do controle da generalidade não pode ser considerado parte integrante dessa mesma doutrina. Será uma simples opinião isolada, da qual não pode o Espiritismo assumir a responsabilidade.
Essa coletividade concordante da opinião dos Espíritos, passada, ao demais, pelo critério da lógica, é que constitui a força da doutrina espírita e lhe assegura a perpetuidade.

@#@
Assim na condição de aprendizes temos que buscar também lançarmos nossos olhos, alma e coração nas profundezas dessa luz denominada Espiritismo, utilizando os critérios, o esforço e o bom senso do mestre Kardec.
@#@
Ademário da Silva
29/outubro/2014.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: